Enquanto as atividades presenciais estão suspensas devido à pandemia, a Secretaria da Mulher de Barueri continua trazendo muito conteúdo para as lives diárias transmitidas pelo Facebook e Instagram. Na terça-feira (dia 21), o assunto foi “Curiosidades do Pré-Natal”, com a participação do obstetra Bruno Fioritta e da pediatra Carolina Fioritta.

Na live, que sempre é aberta para perguntas nos comentários, os médicos – que também atuam na Maternidade de Barueri – esclareceram dúvidas sobre aleitamento materno, acompanhamento pós-parto, cuidados emocionais da gestante e a importância da primeira hora de vida do bebê, entre outros temas.

A pediatra Carolina Fiorita falou sobre a importância do contato pele a pele, destacando que, desde que o bebê e a mãe estejam bem após o parto, o bebê, sem qualquer tipo de isolante térmico como roupinha ou manta, precisa entrar em contato direto com a pele da mãe nos primeiros dez minutos de vida.

“Essa conexão é fundamental para que o bebê se acalme e faça essa transição da vida intrauterina para a vida extrauterina de maneira mais gentil e gradual. Isso favorece o sucesso da amamentação, diminui as chances da depressão pós-parto e estimula o vínculo”, explica Carolina.

O ginecologista e obstetra Bruno Fioritta abordou também a condição emocional da gestante, já que a mulher sofre uma série de alterações, tanto na parte neurológica (neurotransmissores) quanto na parte hormonal (estrogênio e progesterona). O especialista explicou que essas alterações podem deixar a mulher mais sensível e com labilidade emocional.

“Isso acontece principalmente do sétimo ao décimo quarto dia da puérpera. É o que chamamos de Blues Puerperal. Nessa alteração a mãe fica irritada e entra em conflitos emocionais que variam entre irritação e ansiedade. Isso é esperado, desde que não afete de maneira significativa a qualidade de vida da mãe, do bebê e de quem estiver em torno.”

Outro assunto que surgiu na live foi sobre quando passear com o bebê. A pediatra esclareceu que em via de regra é considerado seguro sair com o bebê depois que ele tome as duas doses das vacinas principais, isso acontece próximo dos seis primeiros meses de vida, porém, em torno de três meses de idade do bebê, já se pode sair desde que se evite aglomerações. Entretanto, essas orientações mudaram com a pandemia do coronavírus. “Em tempos de Covid-19 saia só quando for estritamente necessário, vivemos um risco diferente. Se precisar sair, redobre os cuidados”, enfatizou a médica.

Read Previous

Coronavírus: Boletim de 22 de julho

Read Next

Clássico “Eles não Usam Black-Tie” é tema de debate ao vivo do Pontos MIS no sábado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular