UBS Dr. Adauto Ribeiro abre Outubro Rosa em grande estilo

Na sexta-feira (dia 01/10) começou o Outubro Rosa: 31 dias de ações relacionadas à conscientização sobre o câncer de mama. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Adauto Ribeiro, alocada temporariamente na UBS Benedicta Carlota, no Jardim Audir, devido a reforma em seu prédio, realizou o projeto #setoque com o tema “Outubro Rosa o ano inteiro, rosa de janeiro a janeiro”.

Na ocasião, foram promovidas ações com orientações sobre:

  • Conscientização da importância do Autoexame na Detecção Precoce do Câncer de Mama;
  • Evitar fatores de risco como bebida alcoólica, obesidade, falta de atividade física e outros;
  • Importância de realizar consultas periódicas para diagnóstico precoce;
  • Rastreamento: Mulheres com 40 a 69 anos devem realizar mamografia de rastreio e exames de rotina;
  • Início precoce do tratamento diante de exames alterados conforme indicação médica.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri; do secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho; e do administrador do Cit (Centro de Inovação e Tecnologia), Jonatas Randal; além de membros da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde); alguns vereadores; da equipe multiprofissional da UBS Adauto Ribeiro; e usuárias da unidade. 

Beto Piteri, secretário de Obras e vice-prefeito de Barueri, contou as experiências que sua família passou por conta do câncer. Ele salientou a importância do trabalho no diagnóstico e controle do câncer de mama. “Esse trabalho é uma conscientização que temos que ter de janeiro a janeiro, para que tenham essa responsabilidade conosco, de salvar vidas”. E finalizou: “Barueri é diferente, pois aqui se governa com amor, responsabilidade e respeito”, completou. 

Programação rica
Uma apresentação de dança de pacientes caracterizadas com a camiseta do projeto #setoque trouxe uma paródia da música “Prepara”, da cantora Anita. A letra foi adaptada à temática da prevenção do câncer de mama. Logo após, a paciente Ivana Souza contou sua experiência desde o diagnóstico até a cura da doença.

O secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho, reiterou a importância da prevenção e da busca de avaliação e tratamento precoce para uma resposta mais satisfatória na cura do câncer de mama. Dionísio também aproveitou a ocasião para falar sobre a reforma completa da UBS Adauto, que está em curso, e o quanto isso refletirá em melhorias no atendimento à população.

A assistente social da Secretaria da Mulher, Rosângela Duarte, comentou sobre os direitos que as pacientes com câncer de mama têm durante o tratamento da enfermidade. Dando continuidade ao evento, a coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Fernanda Lucas, parabenizou os envolvidos no evento, agradeceu as autoridades presentes, comentou sobre as ações direcionadas ao Outubro Rosa em todas as UBSs e enfatizou a importância do apoio da Prefeitura e das demais autoridades municipais. 

A diretora técnica de Enfermagem, Elaine Fonseca, apresentou o cronograma de atividades da Secretaria de Saúde durante todo mês.  

Atendimentos
As munícipes que precisarem de acolhimento podem procurar o enfermeiro em uma das Unidades Básicas de Saúde do município. Durante este mês, as UBSs estão realizando consulta de enfermagem com coleta de Papanicolaou sem agendamento e solicitando mamografia e outros exames de acordo com a necessidade de cada paciente.

Na UBS Adauto Ribeiro, por exemplo, está ocorrendo coleta de Papanicolau durante todas as quartas-feiras de outubro (dias 06, 13, 20 e 27), das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

A UBS Dr. Adauto Ribeiro, está localizada provisoriamente na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 483, no Jardim Silveira, de segunda a sexta, das 7 às 21h ou entrar em contato pelo telefone (11)3164-9751. 

Câncer de mama no Brasil
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, estima para 2021, 66.280 novos casos da doença, equivalendo a uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no país, por isso todo cuidado se faz necessário, desde o autoexame até o acompanhamento por meio de mamografia e outros exames necessários para o diagnóstico precoce. Quanto antes começar o tratamento, maiores são as chances de cura.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

Read Previous

Jandira lança Campanha Outubro Rosa

Read Next

Zoonoses realiza ação de prevenção e combate a roedores

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular