Prefeitura e PAULUS Social promovem capacitação para Conselheiros Municipais

Nesta semana, os integrantes dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) participaram de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Cotia e pela PAULUS Social, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O tema da formação foi ‘Participação Popular e Controle Social no SUAS – Desafios e oportunidades para atuação de conselheiros no ano de celebração de 15 anos do SUAS’.

De acordo com a titular do Desenvolvimento Social, Mara Franco, o objetivo é incentivar e promover cada vez mais espaços para formação dos conselheiros como forma de troca de experiências, aumento da eficiência das atividades e melhoria nos trabalhos. “A capacitação de conselheiros já é uma prática da atual gestão municipal, pois acreditamos que é com informação e formação que conseguiremos contribuir para a participação social e fortalecimento da sociedade rumo à construção de políticas públicas em conjunto, e os conselhos são fundamentais nesta parceria”, disse Mara.

A formação foi ministrada por Carlos Eduardo Ferrari, da PAULUS.  O professor e consultor internacional para assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito das Políticas Públicas de Proteção Social e Inclusão da Pessoa com Deficiência, tem formações e assessorias customizadas para instituições como: SEBRAE, PNUD, LBV – Legião da Boa Vontade, CEPAL, Fundação Salvador Arena, CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, União Europeia, Instituto Magnus, Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, Instituto Paulo Freire, SBB.

A presidente do CMDPI, Darlene Pires, destacou a importância da formação. “Participar das formações voltadas aos conselhos é fundamental para aprimorar o exercício das atribuições dos conselhos de direito.  Contar com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social e a formação da PAULUS para os conselheiros é fator primordial para ampliar os conhecimentos específicos sobre as funções e as particularidades dos conselhos, além de estreitar as relações com o governo e a participação social”, avaliou Darlene.

A avaliação foi endossada pela presidente do CMDDPcD, Sonia Esplendor. “O curso da PAULUS Social trouxe assuntos importantes e pertinentes ao nosso trabalho nos Conselhos de Direitos. Esclareceu pontos como o papel e cuidados que devemos ter, os encontros foram dinâmicos e o orientador tem muito conhecimento. Não percebemos as horas passarem, pois ele conseguiu envolver a todos”, disse Sonia.

Read Previous

Prefeitura está reformando e ampliando a EM Caputera. Unidade ganhará novos ambientes

Read Next

Agentes de trânsito participam de capacitação sobre a atualização no CTB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular