As medidas de prevenção contra o novo coronavírus continuam mais necessárias do que nunca. Pensando na segurança dos munícipes e profissionais de saúde, o Ambulatório de Especialidades de Barueri criou canais remotos para agendamento de retornos, assim o paciente não precisa se deslocar até a unidade.

Os pacientes que precisam agendar retornos a especialistas podem enviar um e-mail para o endereço saúde.especialidadesusuario@barueri.sp.gov.br. Mas atenção, como mencionado o serviço vale apenas para retornos, já que primeiras consultas são agendadas na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Esse novo canal entrou em funcionamento no dia 1º de junho. Até o dia 30 a equipe, composta por 30 profissionais, dentre eles médicos, psicólogos e nutricionistas, já tinham realizado 350 agendamentos e respondido 1.549 e-mails.

Idosos podem agendar por telefone
Além do agendamento por e-mail, a equipe também criou o serviço por telefone voltado exclusivamente a pessoas com 65 anos ou mais. No período de 1 a 30 de junho foram realizados 300 agendamentos nessa modalidade.

O idoso que precisa marcar um retorno telefona para o número (11) 4199-4990 e passa informações como nome completo, data de nascimento e nome do médico com quem precisa se consultar. Esses dados são coletados até o meio-dia, depois são levados ao setor administrativo, que efetua o agendamento. A equipe do Ambulatório retorna a ligação ao usuário com as informações da consulta, por isso é de extrema importância manter os dados do cadastro atualizados no sistema de saúde do município.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Especializada de Barueri, Juliana Pinto Pacheco, os serviços foram criados para garantir a segurança de todos e continuar o trabalho de contenção do vírus. “Fizemos isso para evitarmos aglomerações no momento do agendamento presencial, assim cuidamos da saúde dos usuários da unidade e dos servidores”, afirma a médica. Diversos protocolos preventivos têm sido adotados na unidade.

As atividades do Ambulatório de Especialidades nunca foram interrompidas durante a quarentena, houve apenas suspensão de primeiras consultas não urgentes, que estão sendo retomadas gradualmente em consonância com as UBSs.O crescimento no número de atendimentos fica evidente: em maio foram realizados 3.469 atendimentos na unidade; já em junho esse número quase dobrou, saltando para 6.699.

Temp

Read Previous

Com todos os protocolos de segurança, HMB retoma atendimentos eletivos

Read Next

MAIS MORADORES SÃO BENEFICIADOS PELAS INICIATIVAS “MÃE COTIANA” E “ALÉM DO SOM”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular