Desde o final do mês de setembro, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realiza exames gratuitos para detecção de Covid-19 na população assintomática (que não apresenta sintomas do novo coronavírus).

Essa atenção é muito importante, pois mostra um panorama da população com relação à pandemia, além de encaminhar os casos positivos para isolamento e ao acompanhamento necessário, uma vez que assintomáticos também transmitem a doença.

As tendas onde os exames são coletados no sistema de drive-thru já atenderam, de setembro à metade de novembro, um total de 8.929 pessoas, sendo 2.268 em setembro, 4.663 em outubro e 1.998 até a metade de novembro.

O serviço será mantido até o dia 5 de dezembro para pessoas a partir de 18 anos de idade. O exame realizado é o RT-PCR, baseado em material colhido pelo nariz e a garganta. O resultado sai em até 72 horas e é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do morador.

Mais de 15 mil testes rápidos realizados
De agosto até a metade de novembro já foram feitos 15.493 testes rápidos nos prontos-socorros de Barueri. Entre agosto e setembro foram 8.827 testes feitos; em outubro foram 5.343 e em novembro, até o momento, 1.323 testes.

Pacientes com sintomas de Covid-19 devem procurar um Pronto-Socorro ou uma UBS para atendimento. Esses casos são submetidos ao teste rápido, que utiliza uma pequena gosta de sangue e cujo resultado sai em cerca de 15 minutos.

Agendamento para assintomáticos
O agendamento do exame para assintomáticos pode ser feito via APP Saúde Barueri, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos para celulares Android e IOS, pelo Portal da Prefeitura (www.portal.barueri.sp.gov.br) e pelo call center, mas este recurso está disponível apenas para pessoas com mais de 60 anos. O número é (11) 4349-0600.

É preciso ter o cadastro completo e atualizado em alguma UBS do município para conseguir fazer o agendamento. Quem não tiver pode realizá-lo no Ganha Tempo, cujo atendimento está sendo realizado mediante hora marcada (acesse www.barueri.sp.gov.br/ganhatempo ou pelo e-mail gt.cartaosus@barueri.sp.gov.br para agendar o cadastro).

A coleta está sendo realizada no estacionamento do Ginásio de Esportes José Correa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Bethaville).

Temp
Temp

Read Previous

Comércio em Barueri continua aberto

Read Next

PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA VAGAS CRECHES MUNICIPAIS É PRORROGADO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular