SAÚDE ALERTA QUE HOSPITAL REGIONAL DE COTIA É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE ESCORPIÕES

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que a cidade anotou dois casos de picadas de escorpião, de janeiro até o momento

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, a cidade teve dois casos de acidentes com escorpião, entre janeiro e 17 de outubro deste ano. Os casos foram anotados em Caucaia do Alto e no Jardim Sandra. Em Cotia, o Hospital Regional de Cotia é a unidade de referência para o atendimento de vítimas deste animal, já que conta com soros antiofídico (aracnídico, escorpiônico e lonômico/lagarta).

Os números da Epidemiológica mostram ainda que, em todo o ano de 2018, três moradores de Cotia foram picados por escorpiões e, em no ano anterior, uma pessoa foi vítima do artrópode. “Algumas medidas simples são fundamentais para evitar o aparecimento de escorpiões: manter telas nos ralos, vedação nas portas, eliminar frestas no chão e parede, manter o quintal limpo, não acumular entulhos e lixo orgânico”, disse o secretário de Saúde, Magno Sauter.

Com a chegada do calor, os acidentes com este animal são mais comuns. Se acontecer a picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão, fazer compressa morna, procurar atendimento médico e, se possível levar o escorpião (desde que a sua captura não leve muito tempo, pois a prioridade é atender a vítima). Importante não espremer o local da picanha e nem fazer torniquete (utilizado para barrar a circulação), água fria e gelo pioram a dor, portanto, não utilizar.

O morador que notar a presença de escorpião em sua casa, nunca deve tentar manipular com as mãos desprotegidas. O ideal é, em segurança, capturar o escorpião, colocá-lo em um frasco com tampa e entregar no setor de zoonoses. O animal será enviado para o Instituto Butantã para identificação do exemplar. Esta identificação é importante que se ter o mapeamento da prevalência daquela espécie em determinada região.

Read Previous

Prêmio Professor Giz de Ouro completa 18 anos com cerimônia emocionante

Read Next

GRUPO DE ESTUDANTES PARTICIPA DE OFICINA DE GRAFITE E MUDA O AMBIENTE ESCOLAR COM SUA ARTE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular