Polícia indicia ex-prefeito Carlos Aymar e mais três por esquema de propina em Araçariguama

Além do ex-prefeito e do ex-secretário de gabinete Israel Pereira da Silva, também foram indiciados André Fabiano Dias de Carvalho, diretor de transportes da prefeitura, e o ex-diretor de comércio Gilberto Brandão Fonseca.


Carlos Aymar foi preso em Araçariguama — Foto: Arcílio Neto/TV TEM

Carlos Aymar foi preso em Araçariguama — Foto: Arcílio Neto/TV TEM

A Polícia Civil indiciou quatro envolvidos no pagamento de propina na Prefeitura de Araçariguama (SP) nesta quinta-feira (17). Dentre eles, está o ex-prefeito Carlos Aymar e o ex-secretário de gabinete Israel Pereira da Silva, presos em flagrante na última segunda-feira (14) por receberem o dinheiro na prefeitura.

Segundo a polícia, os dois vão responder por organização criminosa, usurpação da função pública e corrupção passiva.

denúncia foi feita pela presidente de uma cooperativa, que descobriu o esquema de propina ao tentar conseguir um alvará para construir um empreendimento na cidade.

Dinheiro em Araçariguama foi apreendido pela polícia — Foto: Arquivo pessoal

Dinheiro em Araçariguama foi apreendido pela polícia — Foto: Arquivo pessoal

Também foram indiciados André Fabiano Dias de Carvalho, diretor de transportes da prefeitura, e o ex-diretor de comércio, Gilberto Brandão Fonseca. Os dois irão responder por organização criminosa. A polícia ainda pediu o afastamento da função pública de André Fabiano.

A defesa de Israel Pereira da Silva informou à TV TEM que aguarda o relatório final das investigações para apresentar a defesa, mas informou que “foi uma armação política”.

Gilberto Brandão da Fonseca afirmou que está tranquilo e disse que fez a lacração do escritório da cooperativa de habitação por venda irregular de lotes.

Já o advogado de Carlos Aymar alegou que o flagrante de cobrança de propina foi forjado. A Prefeitura de Araçariguama informou que teve conhecimento que um funcionário foi ouvido pela polícia, no entanto, disse que ainda não foi comunicada do indiciamento.

O diretor de transportes André Fabiano Dias Carvalho ainda não enviou uma resposta à emissora.00:00/09:54

Empresária faz novas denúncias contra ex-prefeito de Araçariguama

Empresária faz novas denúncias contra ex-prefeito de Araçariguama

Propina na prefeitura

Na segunda-feira (14), o ex- prefeito da cidade e marido de Lili, Carlos Aymar, foi preso em flagrante ao receber propina dentro da prefeitura.

A Delegacia Seccional de Sorocaba (SP) estava investigando o caso e tinha pedido um mandado de prisão contra Carlos Aymar e o secretário Israel Pereira da Silva.

O dinheiro foi encontrado dentro de uma sacola plástica que estava guardada no armário da sala do ex-prefeito. Apesar de não ter cargo na prefeitura, ele tinha uma sala dentro do prédio.

Secretário de governo também foi preso pela Polícia Civil em Araçariguama — Foto: Arcílio Neto/TV TEM

Secretário de governo também foi preso pela Polícia Civil em Araçariguama — Foto: Arcílio Neto/TV TEM

Segundo a polícia, os R$ 14 mil foram entregues pela representante de uma cooperativa de habitação como pagamento de propina. Os dois tiveram a prisão preventiva decretada.

Por conta de um processo por ato libidinoso, em 1982, Aymar foi levado para a Penitenciária P2, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. Já Israel foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP), também na cidade.

Os advogados dos dois informaram que vão entrar com pedido de habeas corpus para que ambos aguardem o término das investigações ou o julgamento em liberdade. Se condenados pelos dois crimes, eles podem pegar até oito anos de prisão.

Outras três pessoas, que não tiveram os nomes divulgados e também foram citadas pelos envolvidos, foram notificadas pelos investigadores para prestarem depoimento na delegacia de São Roque (SP).

Pedido de afastamento

Na terça-feira (15), o Ministério Público pediu à Justiça o afastamento da prefeita de Araçariguama. O pedido ainda não foi analisado pela Justiça, mas como o pedido dos promotores foi em caráter liminar, ou seja, em urgência, a decisão deve sair a qualquer momento.

Em nota, a prefeitura negou que Aymar seja o verdadeiro prefeito. Além disso, afirmou que acompanha a apuração dos fatos, que não foi citada e que aguardará as manifestações para os autos quando tiver acesso.

Sobre a suposta sala que seria de Aymar no prédio, a prefeitura disse que o ex-prefeito não tinha e nunca teve sala exclusiva na sede.

Prefeita de Araçariguama fala em ‘perseguição’ após prisão de marido  — Foto: Reprodução/Facebook

Prefeita de Araçariguama fala em ‘perseguição’ após prisão de marido — Foto: Reprodução/Facebook

Ainda segundo a administração municipal, Nathalia Ortega da Silva, da Secretaria de Assuntos Jurídicos, assumiu a Secretaria de Governo de forma interina.

De acordo com o MP, um inquérito civil foi instaurado no início de 2017 por conta de uma representação que afirmava que Carlos Aymar estaria exercendo as funções de prefeito.

Aymar também participava, conforme o MP, de reuniões entre o Executivo e vereadores, nas quais supostamente comandava certas decisões.

Segundo o documento, Lili Aymar, como esposa de Carlos, teria sido escolhida para concorrer às eleições municipais de Araçariguama para garantir o retorno do marido indiretamente ao cargo de chefe do Executivo.

Áudios inéditos revelaram o que seria a negociação entre o ex-prefeito e a representante da cooperativa de habitação, que teria que pagar R$ 2 milhões para ter um empreendimento na cidade e denunciou o caso à polícia.

A prefeita Lili Aymar postou um vídeo em suas redes sociais, nesta quarta-feira (16), afirmando que ela e a família estão sofrendo “perseguição”. No vídeo, a prefeita alega que ela e a família estão enfrentando uma luta desde que a prefeitura interditou a construção de um aterro sanitário na cidade. FONTE TV TEM

Read Previous

Meu Futuro recebe mais de 700 novos alunos e forma outros 520

Read Next

“Vestibular da bola” começa nesta sexta-feira nos campos e quadras de Barueri

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular