Jandira realiza ações da Campanha Novembro Azul

Além do trabalho de conscientização contra o Câncer de próstata, realizado na UBS do Brotinho, a Diretoria de Comunicação tem feito diversas inserções publicitárias.

A Campanha Novembro Azul de Jandira, que iniciou com diversas inserções publicitárias, realizadas pela Diretoria de Comunicação, nos canais de comunicação da Prefeitura de Jandira, é ampliada com palestra de conscientização realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Brotinho.

A palestra, realizada na UBS do Brotinho, foi ministrada pelo médico Dr. Vinicyus Faria, e contou com a participação dos colaboradores e munícipes do bairro.

Com o título “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem”, Dr. Vinicyus apresentou informações e orientações de relevância para  a população masculina. Em um primeiro momento a palestra apresenta dados que alertam para a gravidade do tema, como: “O câncer de próstata é o segundo tipo  de câncer que mais mata homens no Brasil.” Seguida da constatação da gravidade da enfermidade, passa-se para uma das principais justificativas para o alto número de óbitos de homens por câncer de próstata: “Quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram em consulta com urologista.” Passado os alertas, o dado de esperança está no fato de que: “Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura.”

A apresentação continua respondendo às dúvidas sobre o que é o câncer de próstata, os fatores de risco, sinais e sintomas, exames para investigar, formas de prevenção e o tratamento.

Dada a relevância da informação, é importante ressaltar que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso, mesmo sem a apresentação dos sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Como forma de prevenção ao câncer de próstata, é importante: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Por fim, destaca-se que todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto se o homem tem 45 anos ou mais, com fatores de risco ou 50 anos ou mais, sem os fatores de risco, é necessário que o mesmo compareça a uma UBS de Jandira para ser encaminhado ao médico especialista que realizará o(s) exames necessários.

Read Previous

Meu Futuro abre inscrições para novos cursos de qualificação profissional

Read Next

Jandira disponibiliza vagas para empresários participarem de programa do SEBRAE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular