Ex-prefeito e secretário de governo de Araçariguama têm prisão preventiva decretada por cobrança de propina

A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-prefeito e marido da atual prefeita de Araçariguama (SP), Carlos Aymar, e do secretário de governo da prefeitura, Israel Pereira da Silva. Os dois foram presos em flagrante na segunda-feira (14) por cobrarem propina de uma cooperativa que iria construir casas populares na cidade.

Por conta de um processo por ato libidinoso ao qual respondeu em 1982, Aymar será levado para a Penitenciária P2, em Aparecidinha. Já Israel será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP), também em Sorocaba (SP).

A audiência de custódia foi realizada na manhã desta terça-feira (15). Outras três pessoas citadas pelos envolvidos foram notificadas pelos investigadores para prestarem depoimento na delegacia a partir das 14h.

A Polícia Civil de Sorocaba já tinha um mandado de prisão temporária contra eles, mas prendeu os dois em flagrante logo depois do pagamento da propina.

O dinheiro foi encontrado dentro de uma sacola plástica que estava guardada no armário da sala do ex-prefeito. Segundo a polícia, os R$ 14 mil foram entregues pela representante de uma cooperativa de habitação como pagamento de propina.

A negociação foi acompanhada pela Polícia Civil, que copiou e marcou as notas antes do valor ser entregue dentro da prefeitura. Antes do encontro, a negociação foi por telefone:

– Vai direto ao ponto, fala ó: eu estou com o terreno, como fazer? Está aqui. Quem você quer que agrega? Tem uma parte, posso já adiantar um pouco para mim, já adianta já um pouquinho também uma parte de lotes. Vou separar já aqui para você, tem uma despesa, aí você fala bem baixinho ou você até escreve no papel: tenho uma despesa, despesa mensal você vai falar, é ele.

Secretário de governo também foi preso pela Polícia Civil — Foto: Moniele Nogueira/TV TEM

Secretário de governo também foi preso pela Polícia Civil — Foto: Moniele Nogueira/TV TEM

O ex-prefeito estava dentro do prédio da prefeitura quando foi preso em flagrante e saiu acompanhado dos investigadores. Apesar de não ter cargo na prefeitura, ele tinha uma sala dentro do prédio. O secretário de governo foi preso quando chegava ao local. Ele foi algemado e colocado em um carro da Polícia Civil.

Os dois foram levados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) em Sorocaba. Eles são acusados de associação criminosa e concussão, que é quando funcionários públicos exigem dinheiro ou algum tipo de vantagem.

Foram cinco meses de investigações. Segundo a Polícia Civil, Carlos Aymar e Israel Pereira da Silva exigiram o pagamento de R$ 2 milhões de propina para a liberação de licenças para a construção de um conjunto habitacional.

A denúncia foi feita pela cooperativa habitacional, que pretendia construir 840 casas em Araçariguama. A representante procurou o Ministério Público e a polícia com provas do pedido de propina.

A defesa do ex-prefeito disse à TV TEM que ainda não conseguiu acesso aos autos para a análise do caso. “Mas desde já verifica-se que a prisão ocorreu em um típico caso de flagrante preparado sem qualquer participação de Carlos Aymar, fato que, conforme o STF, súmula 145, torna o crime impossível”, completa a nota.

Dinheiro foi apreendido pela polícia em Araçariguama — Foto: Arquivo pessoal

Dinheiro foi apreendido pela polícia em Araçariguama — Foto: Arquivo pessoal

De 2000 a 2008

Aymar tem bacharel em direito e é casado com a atual prefeita de Araçariguama, Lili Aymar. Em 2013, ele também foi preso por corrupção na Operação Valência, que apurava esquema de fraudes dentro da Prefeitura de Mairinque (SP) envolvendo políticos, funcionários públicos e empresários. Na ocasião, ele negou as acusações e o caso foi arquivado.

Aymar foi prefeito de Araçariguama por dois mandados, entre 2000 e 2008. Quando deixou o cargo, trabalhou na Prefeitura de Mairinque.

Foram cinco meses de investigações no caso da propina da habitação — Foto: Daniel Schafer/TV TEM

Foram cinco meses de investigações no caso da propina da habitação — Foto: Daniel Schafer/TV TEM fonte G 1

Read Previous

Prefeitura conclui grande área de lazer no Jardim Audir

Read Next

OUTUBRO TAMBÉM É VERDE PELA PREVENÇÃO E COMBATE DA SÍFILIS CONGÊNITA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular