Campanha de vacinação contra sarampo encerra-se nesta sexta-feira

A campanha de vacinação contra o sarampo encerra-se na sexta-feira (dia 16) em todo o Brasil. Depois do encerramento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não irão mais vacinar indiscriminadamente, como estão fazendo até o momento, portanto, quem ainda não se vacinou, criança ou adulto, é importante imunizar-se. Uma pessoa contaminada com sarampo pode contagiar até outras 18, conforme informam os órgãos oficiais de saúde.

Nesta campanha o Ministério da Saúde preconiza a vacinação de pessoas de 15 a 29 anos, no entanto, pessoas de outras faixas etárias que não estejam com a caderneta de vacina em dia também podem procurar a UBS. Com o fim da campanha, as Unidades Básicas de Saúde vacinarão apenas o que é determinado pelo Calendário Nacional de Vacinação: crianças de 6 a 12 meses com um reforço aos 15 meses; menores de 30 anos sem a comprovação das duas doses mínimas da tríplice viral; e maiores de 30 anos que não comprovem ao menos uma dose do imunobiológico.

Após muita insistência por parte da equipe da Vigilância em Saúde de Barueri, a cidade obteve autorização da Secretaria de Estado da Saúde para vacinar crianças a partir dos seis meses de idade, conforme informado AQUI.

É considerado vacinado o indivíduo que comprovar o recebimento de duas doses de vacina com o componente sarampo. Quem puder comprovar as doses conforme o preconizado para sua faixa etária não precisa mais receber o imunobiológico. A vacina não é recomendada a gestantes e a imunodeprimidos: pacientes oncológicos ou em tratamento contra a leucemia.

Luta contra a doença

Barueri tem empreendido uma verdadeira ofensiva contra a doença, vacinando em locais públicos, indo a escolas e realizando bloqueios e varreduras em todos os lugares onde há suspeitas e casos confirmados. O poder público tem feito sua parte, mas é muito importante que o cidadão busque proteger-se. Algumas das UBSs ficam abertas até as 21h e há a UBS do Jardim Paulista, que passou a funcionar 24 horas por dia (saiba mais AQUI).

Até o momento a cidade já vacinou 33.731 pessoas só este ano, sendo 23.219 na faixa etária dos 15 aos 29 anos, 9.147 em pessoas com mais de 30 anos e 1.365 na faixa de 1 a 14 anos. O município registrou 26 casos confirmados da doença até agora e há 103 em investigação.

Temp

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Osvaldo De Souza
Osvaldo De Souza

Deixar um Comentário