Caminhada, show e palestras marcam Semana de Conscientização sobre a Violência contra Idosos em Barueri

15 de junho é o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Muitas leis de amparo foram criadas, mas ainda falta conscientização e muitos idosos ainda não sabem detectar os crimes e arbitrariedades que sofrem, praticados na maioria das vezes por pessoas próximas e por parentes.

Barueri, através da Secretaria da Família, está engajada neste movimento e preparou uma Semana de Conscientização que teve uma caminhada e uma apresentação musical do conjunto Mistura Brasileira na terça-feira, dia 13, no Parque Dom José. Duas palestras com renomados especialistas ocorrem a seguir no restaurante do Parque da Maturidade.

“O combate à violência contra a pessoa idosa é de suma importância. Respeitar a integridade e eliminar a violência física, psicológica, sexual, financeira, institucional, negligência e abandono é dever da sociedade como um todo. Peço a todos que colaborem com essa causa. Nossos idosos merecem toda a nossa consideração e carinho, hoje e sempre”, afirma Sílvio Macedo, secretário da Família de Barueri.

Programação:
Dia 14 (quarta-feira) às 10h: Palestra “Como Ajudar Famílias Afetadas pelo Álcool e Outras Drogas”, com Ronaldo Campos, dentista e presidente da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz;

Dia 15 (quinta-feira) às 10h: Palestra “Educação Financeira na Terceira Idade” com Naiane Souza, educadora financeira minimalista.

Junho Violeta
Desde 2006, a ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa reservam essa data para conscientização das arbitrariedades sofridas pela população idosa. No Brasil, o Estatuto do Idoso e as Delegacias Policiais de Proteção a esse segmento procuram cuidar para que os quase 30 milhões de idosos sejam respeitados. É necessário o empenho da sociedade e das autoridades, já que a expectativa é que até 2060, os idosos serão mais de 25% do contingente populacional.

Principais crimes contra idosos:
– Impedi-los de tomar posse de qualquer cargo público;

– Reter documentos ou cartão bancário que os impossibilite de acessar contas ou receber dívidas;

– Apropriar-se de suas aposentadorias, aluguéis ou outros rendimentos;

– Expô-los a riscos de integridade física ou psicológica ou obrigá-los ao exercício de trabalhos inadequados;

– Realizar transações em cartório sem discernimento ou desacompanhados de um representante legal.

Principais ilegalidades:
Negar preferência em filas de estabelecimentos comerciais;

Negar assento no transporte público.

Quaisquer maus-tratos contra idosos devem ser denunciados no Disque 100.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

Read Previous

Por meio do ‘Cotia que Cuida’, Prefeitura realiza mais uma edição do ‘Novo Olhar’ e ‘Além do Som’

Read Next

Senai Barueri oferece cursos gratuitos por meio de bolsas de estudo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular