Barueri desenvolve ações do Maio Amarelo com o tema “No trânsito, escolha a vida!”

Começou na terça-feira, dia 2, com lançamento na Câmara Municipal, e vai até o dia 31 em diversos locais de Barueri, a campanha “Maio Amarelo” com ações desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) baseadas na temática “No trânsito, escolha a vida!”. O órgão segue a proposta do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), resolução nº 980, de 23 de setembro de 2022.

Durante este mês de maio, a Semurb realiza várias formas de chamar a atenção, como a instalação de laços na cor amarela em órgãos públicos, distribuição de material informativo impresso, cartazes e botons, colocação de adesivos em veículos, palestras educativas de trânsito em diversas empresas da cidade e escolas da rede municipal e particular com agentes do Departamento de Educação para o Trânsito, além de outras ações em conjunto com a CCR Viaoeste. 

Com foco voltado aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  

De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito e mais de 90% das mortes no trânsito acontecem em países de baixa renda.

Em Barueri, a Semurb tem atuado de modo preventivo praticando ações de orientação e fiscalização, buscando sempre a conscientização dos condutores e pedestres. “O movimento Maio Amarelo reflete a preocupação dos órgãos de trânsito na preservação da vida. A expectativa é de que a cada ano seja atingido o objetivo de engajar os setores públicos e privados, bem como a sociedade na mobilização pela segurança viária, promovendo o respeito às leis de trânsito e ao próximo. Fazendo a escolha certa, agindo com responsabilidade, tornamos o trânsito mais seguro”, enfatiza Joyce Fazolin, diretora de educação para o trânsito da Semurb. 

Movimento pela segurança
Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o movimento é organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito e, neste ano, mais uma vez, busca conscientizar a população a respeito dos cuidados para poupar vidas. A campanha baseia-se em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Ações
– Terça-feira, dia 9: ação no Ganha Tempo, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro.

– Quinta-feira, dia 11: ação conjunta com a CCR e Yamaha, no Espaço Motoboy do Centro, com foco em motociclistas.

– Sexta-feira, dia 12: ação no Parque Shopping, na praça de alimentação. Terá apresentação do Trio de Cordas da Semurb e entrega de panfletos. Evento será alusivo ao Dia das Mães.

– Quinta-feira, dia 25: ação conjunta com a CCR e Departamento de Trânsito de Osasco. Prevista para acontecer na saída da praça de pedágio da rodovia Castello Branco.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

TAGS

Read Previous

COTIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS QUE ACONTECE NOS DIAS 6 E 7/05

Read Next

Prazo de inscrições para a eleição do Conselho Tutelar 2023 se encerra nesta sexta-feira (5)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular