Horta comunitária da UBS Belval é palco para discussão sobre valorização da vida

Assim como uma planta, as pessoas também precisam de atenção e cuidados para melhor se desenvolverem e “florescerem”. Foi através dessa analogia que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval, utilizou o espaço de sua horta vertical para abordar o tema da campanha Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio.

A ação aconteceu na quarta-feira (dia 18) e contou com a participação dos pacientes que compõem o Grupo de Artesanato, pessoas atendidas pelo Consultório na Rua e demais usuários da unidade.

“O tema Setembro Amarelo foi discutido fazendo analogia com os cuidados necessários para o desenvolvimento e a preservação da vida – representada pela horta”, explica a assistente social Ivani Maria de Souza. Ivani conta que as frequentadoras encararam tudo com alto astral: “as pacientes estavam tão animadas que após a horta ainda fizeram um pouco de crochê”. 

A horta foi criada por funcionários e pacientes da UBS em outubro do ano passado e tudo o que ela produz é dividido entre a comunidade. Foi lá que o bate-papo sobre a importância de discutir o suicídio e como identificar e ajudar pessoas em risco de atentarem contra a própria vida aconteceu, justamente durante o replantio das mudas e a revitalização da horta.

O projeto, que leva os usuários a lidarem com o plantio e a manutenção das plantas, nasceu justamente como terapia contra o estresse, a ansiedade, a depressão e outros transtornos psicológicos que tanto têm afetado a sociedade. Outros grupos desenvolvidos na unidade, como o de Artesanato, também agem nessas questões de forma bastante benéfica, além de promoverem maior integração e socialização: tudo a ver com a quebra do tabu com relação ao suicídio, afinal, falar sobre o assunto pode salvar vidas.

Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo teve início em 2014, inspirada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10/09. Ela é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) que, preocupados com os números alarmantes de suicídio e tentativas contra a vida, têm ampliado cada vez mais os debates e as iniciativas para reduzir esses números. A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, participa ativamente da campanha, como você pode conferir clicando AQUI.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

Read Previous

Adolescentes da escola Enéias fazem treinamentos sobre primeiros socorros

Read Next

Vigilância de Barueri e regional de Osasco ministram curso de boas práticas em fabricação de alimentos a fiscais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular