Casa das Caldeiras recebe grande Oceanário durante a Jornada do Patrimônio 2019

Inédito Oceanário apresenta a vida marinha em evento gratuito na Casa das Caldeiras – um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade de São Paulo – que se abre mais uma vez para a cidade durante a Jornada do Patrimônio 2019.

Casa das Caldeiras recebe Domo inflável do Projeto Mantas do Brasil neste final de semana

A Casa das Caldeiras – construção fabril localizada na Avenida Francisco Matarazzo (no Bairro da Água Branca) e um dos principais patrimônios históricos da cidade de São Paulo – celebra sua participação na memória dos paulistanos, abrindo suas portas gratuitamente nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, entre 9h00 e 16h00, como parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019.

A programação da Casa das Caldeiras durante a  Jornada do Patrimônio inclui visitas guiadas, diversas oficinas e apresentações artísticas, convidando a população para uma imersão na história da Casa, que se funde com a do bairro e da cidade que se transformou em metrópole.

O evento contará também com a presença do exclusivo Oceanário do Projeto Mantas do Brasil. A atração é um domo inflável de 8 metros de diâmetro, com projeção 180º de vídeos submarinos, algo inédito no país. Um verdadeiro mergulho entre corais, peixes multicoloridos, tubarões, golfinhos, tartarugas e, claro, raias-manta – o animal estudado e preservado pelo Projeto.

O Oceanário funcionará das 9h às 12h e das 13h às 16h, nos dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo. As sessões acontecem de hora em hora e são abertas para o público geral, com entrada gratuita e sem restrição etária. O filme exibido será o “Mergulho no Desconhecido”, acompanhado por uma pequena palestra dos pesquisadores do Projeto. 

“Queremos que as pessoas lá dentro tenham a sensação de estarem mergulhando. Um filme projetado em 180º vai mostrar que conhecemos muito pouco, ainda, das riquezas de nossos oceanos, que estamos destruindo antes mesmo de conhecer. É um modo de alertar as pessoas sobre as necessidades da conservação marinha”, explica a coordenadora do Projeto Mantas do Brasil, Ana Paula Balboni Coelho.

O Mantas do Brasil, realizado pelo Instituto Laje Viva, é referência na América Latina no estudo da Mobula birostris, a maior espécie de raia do mundo, que está vulnerável à extinção e pode atingir 8 metros de envergadura e pesar mais de 2 toneladas. Todos os encontros com esses animais registrados no país podem ser acessados no Banco Brasileiro de Mantas: www.mantasdobrasil.org.br/banco-brasileiro-de-mantas/consulta

Para mais informações: www.facebook.com/casadascaldeiras  ou facebook.com/projetomantasdobrasil

CASA DAS CALDEIRAS NA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019

Quando: 17 e 18 de agosto de 2019 – Horário: 9h00 e 16h00

Entrada Gratuita – Classificação Livre

PROGRAMAÇÃO:

Casa das Caldeiras recebe o Oceanário do Mantas do Brasil

Quando: 17 a 18 de agosto de 2019 – Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h

Evento gratuito – lugares limitados, entrada por ordem de chegada

Visita Monitorada sobre a história e memórias da Casa das Caldeiras

Dias: 17 e 18 de agosto de 2019

Percurso de Deriva: 9h00

Monitoria afetiva da Casa das Caldeiras: 14h00 

O roteiro consiste em uma deriva pela Avenida Francisco Matarazzo, mais precisamente entre os viadutos Antártica e Pompéia. Passando pela Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista, edificações remanescentes das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, seguindo em uma direção imaginada pelas outras fábricas que faziam parte do complexo.

Roteiro Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo

Duração: 3 horas – Lotação: 30 pessoas cada grupo

Inscrições: https://forms.gle/5L35ZQYdJQfZmH7H9 

Oficina Fotografia da História – O registro arquitetônico das cidades

Com João Bertholini

Vagas: 12 – Duração: 3 horas  

Quando: 17 de agosto de 2019 (sábado) 9h00 e 13h00 (duas turmas)

Contato: jbertholini@gmail.com sinalizar o horário desejado na inscrição

Oficina Corpo memória 

Com Carlos Maldonado

Quando: 17 de agosto de 2019 (sábado) – Horário: às 15h00 

Duração: 1 hora 

Contato: barbantemaldonado@gmail.com 

Performance-coleta-pesquisa sobre a memória que reside nos materiais pelo artista residente Leo Ceolin – no Salão Principal

Duomo com projeção oceanográfica “Mantas do Brasil” no Salão Principal – sobre o nosso patrimônio natural

Vídeo Dúo Jurásico do artista residente venezuelano Víctor Gee Rosales – no Túnel

Apresentação espetáculo “Arribar – Histórias de Beira de Caminho” da Cia dos Afetos Quando: 18 de agosto de 2019 (domingo) – Horário: 15h00 – no Salão dos Tanques

Onde: Casa das Caldeiras

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo 2000 Água Branca – CEP: 05001-200 São Paulo SP

E-mail: contato@casadascaldeiras.com.br – Telefone:(11) 3873-6696 / 3675-1799

Visualização da imagem

Osvaldo De Souza

Osvaldo De Souza

Leave a Replay