Habitação e Sads retomam reuniões do Aluguel Social

Nesta segunda-feira, dia 13, foram retomadas as reuniões de acompanhamento das famílias que são beneficiadas com o Aluguel Social. Esses encontros são periódicos, acontecem a cada dois meses. A ação tinha sido suspensa por conta da pandemia de Covid-19. Todas as pessoas que recebiam o Aluguel Social tinham o benefício renovado automaticamente. Agora, com a retomada dos encontros, os beneficiários terão que passar pela avaliação social, que é feita uma vez por ano.

A Lei que concede o Aluguel Social prevê que as famílias sejam acompanhadas e que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) oferte cursos e oficinas com o intuito de gerar renda. Vale destacar que o trabalho é feito em conjunto com a Secretaria de Habitação (Sehab): a Sads acompanha por meio dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social)  e a Sehab cuida da documentação.

Reuniões
Os encontros acontecerão até dezembro, na sede da Sads, e as pessoas foram divididas em grupos pequenos, respeitando todas as medidas de distanciamento social e os protocolos de segurança contra a Covid-19. Serão nove reuniões. Só nesta segunda-feira foram quatro grupos em diferentes horários e cada participante levou para casa um kit de higiene. Todos os beneficiários receberão convite para participar.

Para Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, o importante é, além de ofertar cursos, acompanhar as famílias como um todo: “aliás, uma das nossas ações é fazer um trabalho pós-pandemia, não só com os beneficiários do Aluguel Social, mas com as famílias em vulnerabilidade que atendemos. Temos uma preocupação grande em acompanhar essa problemática e oferecer meios de gerar renda”.

Gregório Rodrigues Pontes Maglio, secretário de Habitação, destacou que com o fim da renovação automática, nova documentação terá que ser apresentada três meses antes do vencimento do contrato.

Barueri vê a parte social
Jane Ramos, que é beneficiária do Aluguel Social, participou de uma das reuniões. Ela disse que estava ansiosa para voltar aos encontros. “Aqui, nessa cidade, temos um apoio imenso. esse governo vê a parte social e a gente é ouvida. Só posso dizer uma coisa: gratidão”.

Cursos
Como forma de gerar renda e capacitar os beneficiários, a Sads oferecerá cursos de confeitaria, panificação, salgaderia, paletes e reciclável de vidro e plástico. As aulas acontecerão em vários lugares:  na sede da Sads, nos seis Cras, no CCPL Parque dos Camargos e no Centro Comunitário Jaraguá-Mirim.

Dois tipos
Barueri concede Aluguel Social em duas situações: para pessoas em situação de vulnerabilidade social e as que foram retiradas de áreas públicas. Essas reuniões que acontecerão são exclusivas para quem está em situação de vulnerabilidade.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Share on whatsapp
WhatsApp
Redação
Redação

Deixar um Comentário