Emoção marca carreata em homenagem a São João em Barueri

Pela primeira vez, a tradicional procissão em homenagem a São João Batista, padroeiro do distrito sede de Barueri, foi substituída por uma carreata. A alteração aconteceu por conta da pandemia causada pela Covid-19, que obriga manter o distanciamento social.

Todos os anos os festejos de São João Batista são celebrados com quermesse, novena, procissão e lavagem da imagem do santo, mas, como este ano é atípico, tudo teve que ser reinventado.

Na noite de 23 de junho, após a realização do 9º dia da novena, houve o levantamento do mastro e o padre Edilson Pinto dos Santos abençoou a fogueira e o bolo em homenagem a São João. Em seguida, os devotos saíram em carreata até a fonte São João Batista, onde a imagem foi tradicionalmente lavada – os fiéis acompanharam de longe, fazendo pedidos e agradecendo.

No dia 24, após a missa da Natividade, aconteceu outra carreata. Cerca de 50 carros participaram da ação durante os dois dias e a celebração foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia.

“As pessoas ficaram muito emocionadas, percebi muitas chorando dentro dos carros. A transmissão on-line deixou as pessoas felizes, a carreata trouxe um alento, foi maravilhosa, uns carros sacudiam bexigas brancas para louvar São João. Os idosos que nos acompanharam on-line deixaram recados super especiais. A experiencia nos deixou felizes e, como disse o padre Márcio, independente do que estamos vivendo, conseguimos cumprir o nosso dever”, afirmou o devoto Nelson Real Dias, servidor da Secretaria de Relações Institucionais.

Apesar do distanciamento e da celebração discreta, a fé dos devotos de São João ficou ainda mais forte, principalmente neste momento difícil em que o mundo está passando. A esperança é que no próximo ano tudo volte ao normal e os festejos sejam comemorados de forma mais calorosa, como as pessoas gostam.
 Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Redação
Redação

Deixar um Comentário