Cultura no Parque recebe no domingo o “Carimbó Pai D’Égua”, grupo de músicas e danças amazônicas

O ritmo amazonense carimbó vai invadir o Cultura no Parque neste domingo (dia 9), a partir das 11h e fará todo mundo dançar. O grupo Carimbó Pai D’Égua Músicas e Danças Amazônicas, formado há mais de dois anos, a partir de almoços paraenses promovidos na Paroquia Santo Antônio na Vila Carioca, em São Paulo, com a benção do Padre Renato, um dos maiores incentivadores.

O objetivo do grupo é promover e disseminar a cultura popular a partir da música e dança amazônicas, em especial o carimbó, sempre com o foco na tradição dos mestres. O carimbó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, sendo referência da cultura popular brasileira na difusão, promoção e fomento das manifestações tradicionais e culturais da Amazônia com seus saberes, vivências, ritmos, sons e danças.

O grupo tem em sua história apresentações com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre eles Lia Sophia, Manoel Cordeiro, Silvan Galvão, Jeanne Darwich e Pedrinho Callado.

Atualmente em parceria com o Projeto Faces, criado em São Paulo em 2018, o conjunto participa, incentiva, cria e divulga a cultura popular brasileira cumprindo com o seu compromisso social de agentes culturais e se tornando guardiões da cultura popular que possui um aspecto plural no país.

O Carimbó Pai D’Égua está em constante formação, e desta maneira, trabalha a transformação do pensamento e da dança sempre investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa e criação e aprimorando constantemente a qualidade de suas apresentações.

“Somos carimboleiros e carimboleiras, acreditamos em processo participativo e valorização da cultura popular. Partimos da vivência do nosso contexto urbano, inserido na cidade de São Paulo, tendo como referencial o imaginário da cultura e a tradição das danças e ritmos amazônicos, mas também primando pela expressão corporal de cada indivíduo”, ressaltou o percussionista Buzaka Corrêa.

O grupo desenvolve ainda oficinas de dança e música em escolas, casas de cultura e no Espaço Cultural Lélia Abramo, além de se apresentar em diversos eventos, feiras, congressos, festivais e saraus.

O show contará com a participação dos músicos: percussionista Buzaka, saxofonista Jair Virgílio, vocal e banjo Silvan Galvão e o percussionista Vinícius Trindade. Os dançarinos são Marcia Cristina, Nega Laura Flor e Gisele Pimentel.

Cultura no Parque
Das 11 às 13h
Parque Municipal Dom José
Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto

Temp
Temp
Temp

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Osvaldo De Souza
Osvaldo De Souza

Deixar um Comentário