Clássico “Eles não Usam Black-Tie” é tema de debate ao vivo do Pontos MIS no sábado

Esta semana completa quatro meses que a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, realiza a programação on-line envolvendo filmes, oficinas e podcasts, entre outras linguagens artísticas.

O programa Pontos MIS, que traz uma sessão de cinema on-line seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, apresenta nesta semana o premiado filme “Eles não Usam Black-Tie (dir. Leon Hirszman, Brasil, 1981, 134 minutos), que se passa na São Paulo de 1980, durante a efervescência dos movimentos grevistas que lutavam contra práticas exploradoras.

O filme será exibido às 16h do sábado (dia 25), mediante inscrição prévia (por este link) a partir de quinta-feira (dia 23). Após a sessão, acontece, às 18h,  um bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube com as presenças da jornalista, crítica de arte e curadora Maria Hirszman, do professor do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) Reinaldo Cardenuto Filho e do artista e professor Eduardo Bordinhon na mediação.

No filme, os jovens operários Tião e Maria decidem se casar ao saber da gravidez de Maria. Otávio, pai de Tião e ex-preso político da ditadura, é um militante sindical que organiza um dos movimentos grevistas que eclode no período. Esta greve divide a categoria metalúrgica, inclusive Tião, que, preocupado com o início de sua família e temendo perder o emprego, fura a greve, entrando em conflito com seu pai, Otávio. O filme foi ganhador do prêmio FIPRESCI e do Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1981 e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes. 

Sobre o #MISemCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #CulturaEmCasa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tivessem seu funcionamento suspenso.

Temp
Temp
Temp

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Redação
Redação

Deixar um Comentário