Temp NAF de Barueri registra o maior número de atendimentos do Brasil

Em pouco menos de três meses de atividade em Barueri, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) já desponta como a unidade com o maior número de atendimentos da iniciativa em 2018, somando 2.567 no total, sendo 435 em fevereiro e 972 em março. O programa é resultado de parcerias entre a Receita Federal e instituições de ensino no país e, no município, a iniciativa está aliada com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb).

Além das ações propostas inicialmente, entre os meses de março e abril, o posto de Barueri contou com o serviço gratuito de declaração do Imposto de Renda, aumentando ainda mais o fluxo no local. Do levantamento dos atendimentos realizados desde fevereiro deste ano no país, a segunda colocação está com a Unifenas, de Varginha (MG), com 1.327. No total, são 297 NAFs distribuídos pelo país.

Ao oferecer serviços de assistência tributária e fiscal gratuitos, o foco do NAF está nas pessoas que não têm acesso a um contador e aos pequenos empreendedores. No local, o cidadão tem a oportunidade de contar com auxílio para se inscrever e obter auxílio no cadastro nacional da pessoa física (CPF) e o de pessoa jurídica (CNPJ), consultas de situação fiscal, agendamento para atendimentos na Receita Federal, além de emissões de Darf, de Microempreendedor Individual (MEI), entre outros serviços. Além do engajamento social, os estudantes recebem treinamento da Receita Federal reforçando a qualificação profissional e proporcionando experiência por meio desses atendimentos.

Situado no Ganha Tempo de Barueri, o NAF foi inaugurado em 5 de fevereiro deste ano e, antes mesmo de realizar seu primeiro atendimento, registrou uma marca importante, pois garantiu que a Fieb fosse a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio a realizar essa parceria com a Receita Federal. Até então essas parcerias eram exclusivas com entidades de ensino superior.

Participação da Fieb
Embora o serviço esteja disponível na cidade de Barueri, ele também agrega outras três cidades vizinhas: Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Mas para que esses atendimentos possam ser realizados com eficácia, a Fieb disponibilizou 15 estudantes do curso técnico de Contabilidade e Finanças da Fieb-ITB – Prof. Antônio Arantes – Parque Viana selecionados para integrar o projeto. Eles estão divididos em três períodos, e contam com apoio do coordenador operacional Fernando Monteiro e do supervisor técnico Benedito Welington Franco.

Monteiro, que também coordena o curso técnico de Contabilidade da Fieb, afirma que a expectativa para os próximos meses é de que o NAF melhore os índices de crescimento. “A Fieb abraçou o projeto que era pleiteado desde 2011. É um trabalho com grande crescimento que se tornou realidade não só para o munícipe de Barueri, como também o de Santana de Parnaíba, o de Pirapora do Bom Jesus e o de Jandira”, explica o docente.

Atendimento
O NAF está à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O Ganha Tempo Municipal está situado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro de Barueri. O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 4199-1333 Ramal 247 ou pelo e-mail naf@fieb.edu.br.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: