Prefeitura de Cotia vai implantar ‘motolância’ no SAMU

Equipe do Samu de Cotia participou de curso de formação para motociclistas. Objetivo da Prefeitura é reforçar o rápido atendimento de primeiros-socorros

Integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia participaram do curso de formação para motociclistas voltado a profissionais do SAMU com formação em enfermagem. O objetivo do curso – ministrado pelo Grupo de Motolância Atendimento de Urgência (GMAU) de Guarulhos – é dar capacitação com técnicas de pilotagem e atendimento em primeiros-socorros em motocicleta.

A participação de Cotia vem ao encontro do novo projeto da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, que é implantar o serviço de motolância no SAMU da cidade. “Com profissionais habilitados e treinados para este tipo de atendimento, teremos condições de chegar mais rapidamente a locais afastados e já iniciarmos os primeiros-socorros”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde. “Se for o caso de remoção do paciente, este já estará sendo atendido até a chegada da ambulância”, completou.

Cotia conta com três enfermeiros do SAMU capacitados e aprovados pelo GMAU. Todos passaram por um curso de 60 horas e, para dar início ao serviço de motolância, a Secretaria de Saúde já solicitou a aquisição de duas motocicletas. “O primeiro passo, e o mais difícil, dada a dificuldade e exigência do treinamento, já foi dado. Assim que as motocicletas chegarem implantaremos a motolância de imediato”, completou Magno Sauter.

Recomendado para você

Deixe uma resposta