Autoexame das mamas é tema de palestra ministrada no Ganha Tempo

As funcionárias do Ganha Tempo Municipal de Barueri tiveram uma aula e tanto sobre as formas de prevenção ao câncer de mama na manhã de quinta-feira (dia 18). Ministrada pela enfermeira Thaís Andrea Tonisse de Lima, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), a palestra trouxe instruções detalhadas de como realizar o autoexame das mamas, dentre outros cuidados. Cerca de 30 pessoas estavam presentes.

Inspirado no Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o evento trouxe informações sobre os principais fatores de risco, sintomas mais comuns, sinais da doença e muitas outras orientações. Thaís lembrou às participantes que o câncer de mama tem cura e quanto mais precoce a detecção, maiores são as chances de recuperação.

“Expliquei o que é o câncer de mama e citei as estimativas da doença no Brasil, que é de quase 60 mil novos casos por ano, sendo que a cada 100 mil mulheres, 56 têm a enfermidade, e enfatizei bastante que tem cura se descoberto desde o início, por isso a importância da prevenção e do autoexame das mamas”, esclarece a enfermeira.

O câncer de mama nos homens também foi abordado, já que muita gente não sabe que membros do sexo masculino são igualmente acometidos por esse mal.

Com relação ao autoexame, além de ilustrações, a profissional fez demonstrações práticas e orientou que é preciso procurar nódulos também nas axilas e não apenas na região dos seios. “O autoexame se faz a partir dos 25 anos de idade, de preferência cinco dias após o período menstrual; as mulheres que não menstruam, que já entraram na menopausa ou que tomam anticoncepcional sem a pausa devem escolher um dia do mês para fazer”, detalha.

Conforme explica a enfermeira, o autoexame é feito primeiramente na frente do espelho, procurando sentir alguma deformidade, vermelhidão nos mamilos, bem como vazamentos em algum deles ou nos dois, inchaço nas axilas e ao redor da clavícula, dor constante nas mamas, mudanças na textura da pele etc. O procedimento pode também ser feito durante o banho, com o corpo ensaboado, ou deitado na cama.

Thaís ressalta que nas visitas ao ginecologista, e principalmente em dias de coleta de Papanicolau, o médico ou profissionais de enfermagem também realizam o autoexame nas pacientes.

TempTemp

Recomendado para você

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: